Autor: alex

  • Exemplos em WebGL

    Corpo em movimento Girl Sólidos simples mmd

  • Canvas e Web GL

    O canvas do HTML5 permite a manipulação de elementos 3D, usando o contexto “webgl”. Eis um exemplo: (em atualização)

  • Javascript orientado a objetos – II

    No  artigo anterior vimos como criar classes em JS, incluindo propriedades e métodos públicos, privilegiados e privados. Este artigo explica a herança em Javascript. Sumário É possível estabelecer uma relação de herança entre classes com NomeCLasseFilha.prototype = new ClassePai();. É necessário fazer reset da propriedade constructor usando NomeClasseFilha.prototype.constructor=NomeClasseFilha. Podem invocar-se métodos das classes ancestrais que…

  • Javascript orientado a objetos – I

    JS orientado a objetos, Parte 1 : variáveis e métodos públicos e privados Neste artigo mostramos como criar variáveis e métodos públicos e privados em classes de Javascript. Sumário variáveis privadas são declaradas com a palavra reservada ‘var’ dentro do objeto, e só podem ser acedidas por funções privadas e métodos privilegiados. funções privadas são…

  • Derivada e tangente

    A reta tangente a uma função, num ponto, pode ser calculada, de forma aproximada, a partir da reta que passa em (x,f(x)) e (x2,f(x2)), onde x2=x+dx, sendo dx um valor muito pequeno. No exemplo abaixo, o utilizador pode inserir a expressão da função (com sintaxe de Javascript), assim como os valores de x e dx.…

  • Integral

    O integral de uma função, entre dois valores limite de x, pode ser calculado, de forma aproximada, pela soma da áres de um conjunto finito de retângulos verticais de largura dx e altura f(x), com o canto superior esquerdo posicionado em cima da curva da função, e o canto inferior esquerdo em cima do eixo…

  • Sol, Terra e Lua

    O movimento do sistema Sol-Terra-Lua apresentado abaixo é uma simplificação circular do movimento elítico real destes astros. Neste caso, temos um movimento circular simples da Terra em torno do Sol, e um movimento circular composto da Lua em torno da Terra. A animação não foi feita à escala. Em primeiro lugar é calculado o movimento…

  • Relógio

    Um relógio apenas com ponteiro dos minutos e segundos, com movimentos discretos. Cada segundo ou minuto corresponde a 6º. A animação tem um período de refrescamento de 1000ms. As coordenadas do ponteiro dos segundos são atualizadas em cada disparo do relógio (função setInterval). O ponteiro do minutos só é atualizado quando o ponteiro dos segundos…

  • Pêndulo

    Um pêndulo, sem atrito, com um ângulo inicial ang0 e uma corda de comprimento corda. As equações do movimento foram desenvolvidas apenas com o objetivo de determinar as coordenadas x e y do pêndulo, que seguem uma função sinusoidal esquematizada no rascunho seguinte. O movimento do pêndulo é discretizado com um tempo de amostragem fixo…

  • Raio de luz

    Um raio de luz parte do canto inferior esquerdo do ecrã, com um ângulo de 45º. Quando colide com o círculo, o círculo muda de cor. Assim que o raio atinge o limite do canvas, o processo é reiniciado. O período de atualização do canvas é de 20ms. A função eval é usada para transformar…